»»»- Dia 20 de Novembro, dia da Declaração dos Direitos da Criança


No dia 20 de Novembro de 1959 foi proclamada a Declaração dos Direitos da Criança, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas. No entanto, já em 1924, em Genebra, várias vozes reclamaram a necessidade de se redigir um documento estabelecendo os Direitos da Criança. Ambos os textos reafirmam a importância de escrever um documento que privilegie a protecção e a atenção especial, sublinhando de forma particular a responsabilidade fundamental da família no que diz respeito aos cuidados e protecção da criança.
No entanto ainda hoje encontramos outras realidades...

"Infância traficada"é um especial de informação que dá voz aos meninos escravos do século XXI. No Gana há crianças que são vendidas por 30,00€. Estas são traficadas aos 3 ou 4 anos. trabalham 14 horas por dia, sete dias por semana, no Lago Volta, o maior Lago artificial do mundo. Para mais informações sobre o tema : http://www.unmultimedia.org/radio/.../159172.html
www.unicef.pt/

2 comentários:

  1. É pena que não se cumpra o que está no papel e ainda haja tanta injustiça com as crianças...e adultos tão irresponsáveis que nada fazem...

    ResponderEliminar
  2. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.
    Os problemas enfrentados pela infância e pela juventude são muitos e não se limitam apenas a uma determinada classe social, raça, religião, ou qualquer outro fator pré-concebido.
    As dificuldades e ameaças podem ser provenientes de qualquer lugar: dos meios de comunicação; de um processo irracional de globalização; de uma precária condição sócio-econômica; da negligência do Poder Público; e até mesmo do próprio seio familiar.
    Como se pode perceber, o tema é amplo e complexo, pois estaria na chamada "situação de risco" não só a criança que está fora da escola para trabalhar nas ruas, mas também aquela sentada em frente ao televisor como um alvo fácil das imposições consumistas, da banalização do erotismo e da violência gratuita.
    Ordem do dia:
    A exploração do trabalho de mão-de-obra infantil apresenta-se mais comum nos países subdesenvolvidos, principalmente no meio rural. Os países desenvolvidos e os setores modernos da economia não costumam contratar crianças, porém contratam empresários ou trabalhadores que se utilizam da força de trabalho infantil.

    Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. (art.V da Dec. Universal dos Direitos Humanos), porém, é deveras frequente a violência, tanto no âmbito doméstico como no âmbito público cometido contra aqueles que são mais vulneráveis a estas agressões, seja por sua inferioridade física ou intelectual comparada com a de seus algozes. A violência, entendida aqui, abrange desde a negligência até a violência física ou sexual, ou seja, desde o descaso até a covardia doentia aplicada contra crianças.

    Direitos das crianças só no papel....por agora!

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.