Cuidados a ter com os livros

Animação educativa sobre os cuidados com os livros de biblioteca.

2 comentários:

  1. Nos primeiros anos escolares e até à universidade, e depois por toda a vida, o livro é sempre um instrumento de trabalho. Ele abre para o nosso intelectual um campo imenso de actividades nas quais investimos o nosso talento natural. Ele tanto pode preencher as nossas horas de ócio com a leitura de grandes aventuras, como também escancarar as portas do sucesso, nos concursos para altos cargos públicos. A avançada tecnologia actual oferece-nos o livro em disquete, para leitura oportuna, e o livro falado (gravação em fita) para ser ouvido, em casa ou no carro, em viagem ou passeios. Apesar dos inegáveis avanços da alta tecnologia no campo das comunicações, o livro ainda é a nossa melhor ferramenta de trabalho, o companheiro ideal em todos os momentos. Porque ele não dispersa, mas fixa, condensa, conhecimentos e estes são a base de todo o progresso, individual e colectivo. O livro é útil para todos os membros da família e jamais perde a sua actualidade, podendo passar de um para outro, ao longo do tempo. Depois dito pouco resta acrescentar às imagens!
    No entanto, reparo que os nossos jovens estão cada vez mais interessados em investir as suas capacidades nas novas tecnlogias e que nem sempre da forma mais proveitosa...
    Saber ler é uma dádiva tão preciosa que apenas a usar em determinadas situações é um autêntico crime. Pudesse eu ter mais tempo para ler e seria muito mais rica interiormente.
    Boas plantas e bons livros
    Enumerar as características de uma planta saudável e, simultaneamente, os
    cuidados que exige essa planta seráo os mesmos cuidados a ter com os livros... Enumerar algumas das características de um bom
    livro (uma boa história; palavras bonitas; prender a atenção do leitor; ter belas ilus-
    trações; estar escrito com correcção, etc.) e os cuidados a ter com um livro para que
    ele «viva saudável» (não dobrar as folhas; guardá-lo num local adequado.. são algumas dicas que os nossos jovens ainda não incutiram.. Dói passar pelos corredores da escola e ver mochilas espalhadas no chão, dói ver meninos/as a jogar e a tirar as mochilas com os livros como quem atira uma bola ou um objecto. Ignorando que um livro é um caminho directoi à iluminação e à sabedoria..seja em que domínio for!
    Por mim falo.. gosto.. de manusear previamente o livro, observando os diferen-
    tes elementos da capa: o nome da colecção, a faixa etária a que se destina a
    obra, o título da obra, a autoria do texto, a autoria da ilustração, a ilustração em
    si e a editora. Observao o formato, o tipo de capa, a lombada e respectivas informações, a contracapa e respectivas informações, o número depáginas e de folhas do livro...afinal não é um objecto qualquer!Posso durante a leitura, fazer curtas interrupções..ele assim o permite!
    O livro é um bem precioso.. como tal deve ser cuidado de forma preciosa!

    ResponderEliminar
  2. Falei nos livros em geral mas as dicas devem ser aplicadas na biblioteca.. onde ainda de vez em quando os meninos são descuidados e desleixados.. pegam nos livros..--mas não os voltam a colocar no lugar correcto, folheiam-nos como se de jornais ou revistas se tratarassem.. sem respeito por aquilo que o livro contém!

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.