Semana da Biblioteca Escolar

No dia 26 de Outubro de 2009 comemorámos o DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES definido pela UNESCO.












Durante a semana da BE os alunos realizaram actividades lúdicas relacionadas com a leitura de livros, revistas e jornais. Visionaram vários slides sobre o acto de ler, como se constrói uma Banda Desenhada e tipos e formas de arte.

No dia 27 de Outubro de 2009, dia da Poesia, disponibilizámos um manacial de poemas de Fernando Pessoa, Cesário Verde, Luísa Ducla Soares, entre outros.





























No dia 28 de Outubro de 2009, dia das Bibliotecas Digitais, disponibilizámos o endereço da Biblioteca Digital Mundial: http://www.wdl.org/pt/ . A 27 de Outubro de 2009 abriu, na Biblioteca de Paris, este site. É da UNESCO. Com ele podemos ampliar fotos, ler comentários, observar e tomar conhecimento de manuscritos raros. Neste dia divulgámos outro site: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/ na secção das Bilblioteca Digitais.

No dia 29 de Outubro de 2009, dia da Banda Desenhada, recriámos uma pequena exposição para comemorar o aniversário de Asterix e Obélix. Realizámos uma exposição documental com livros de Banda Desenhada e, nos intervalos, projectámos os passos a ter em atenção para se construir uma BD.



No dia 30 de Outubro de 2009 foi o dia das Artes. Projectámos tipos e formas de Arte. Divulgámos Amadeo de Sousa Cardoso.



A Semana da Biblioteca Escolar permitiu dar a conhecer os diversos espaços com recursos organizados destinados a facultar a informação e lazer, mas procurando transmitir a ideia que a BE é, também, um espaço de trabalho e de construção de conhecimento.

2 comentários:

  1. A BANDA DESENHADA COMO FORMA DE FIDELIZAR OS LEITORES À BIBLIOTECA..disso nunca tive duvidas!
    Porque uma das potencialidades mal exploradas da banda desenhada nas bibliotecas públicas é precisamente a de cativar os leitores na faixa etária da adolescência.
    Sabemos que o segmento etário composto por adolescentes é aquele que tradicionalmente é mais difícil de se envolver nas actividades da biblioteca. Uma das causas do desinteresse pode ser precisamente a inexistência de uma oferta documental específica para este grupo populacional, que consome sobretudo produtos electrónicos: Internet, DVD, compactos musicais e banda desenhada. Consomem tudo o que tenha a ver com a cultura da imagem e do som. No entanto, reconheço que, numa altura em que os jovens têm uma ampla oferta audiovisual e multimédia (videojogos, DVD, Internet) a banda desenhada pode surgir como uma ponte entre a cultura visual dominante e o mundo dos livros e da literatura tradicional.
    Por outro lado, a fidelização dos leitores naquela fase complicada da adolescência e a promoção do uso dos diferentes serviços da biblioteca, na transição entre os diferentes níveis de leitura, é mais fácil através da BD do que através da literatura escrita. Ao contrário do que acontece com a literatura convencional (puramente escrita) o leitor de banda desenhada infantil, passa sem grande esforço (quase inconscientemente) para a banda desenhada dirigida aos jovens e, por sua vez, sem nenhum esforço para a literatura gráfica adulta. Ou seja: o jovem leitor não transita com tanta facilidade do “Harry Potter” para “Os Maias” como do “Asterix” para “Maus”.
    É, pois, lamentável que muitos se queixem que os jovens apenas se interessem pelas secções audiovisual e multimédia das bibliotecas e que em simultâneo haja um desconhecimento ou marginalização por parte dos profissionais de bibliotecas em relação à banda desenhada e às suas potencialidades...não se investe... não há interesse! Há autores de BD que são autêbnticos escritores, poetas..- Hugo Pratt
    - François Bourgeon, Didier Comés,Moebius, Horácio Altuna, Frank Miller,Breccia,Cabanes, Victor Mesquita,Franz. Bilal... mas tantos...

    Para rir e relaxar, gosto e nunca abdicarei Turma da Monica (pois é, acho que a Monica, Cebolinha, Bidu e companhia também mereciam estar na biblioteca ). Também gosto do Calvin e Hobbes, do Asterix, da engajada Mafalda, da turma "escatológica" do Níquel Náusea, do Garfield, Peanuts, Hagar, Mickey (principalmente as aventuras com o Esquálidus), recruta Zero, ... enfim. Difícil pensar em algum que não goste! E que gostaria de ver nas prateleiras...
    Acho que são melhores do que qualquer Bilal, Möebius, Boucq, Altuna bpara o público de Idães.
    Outro autor que eu adoro é o Miguelanxo Prado. Simplesmente divinal, não só a expressão gráfica como os argumentos e o elevado requinte com que ele constrói o humor.
    Entre os meus preferidos (de todos os que conheço) está uma dupla de autores portugueses simplesmente fantástica: António Jorge Gonçalves (desenhos) e Nuno Artur Silva (argumentos). São fantásticos! Apenas conheço um par de obras deles (não sei sequer se fizeram mais)
    Se conhecerem mais alguma obra destes autores, avisem (tenho-me mantido arredada das prateleiras de banda-desenhada há já algum tempo)!:(

    ResponderEliminar
  2. Poesia..
    A "poesia" do título traduz-se para mim, como a inspiração, a sensibilidade e intuição de quem cria o belo, e acaba por embelezar o mundo; é como um chamado para longe, muitas e muitas léguas para dentro de si mesmo... não se define.. sente-se!
    A poesia é só ter a capacidade de buscarpalavras límpidas e novas,resplandecentes como sóis radiosos e senti-las como trovas
    Á a busca também palavras velhas,e limmpá-las , dár-lhes o brilho necessário. Fazer das frases velhas, espadascheias de nódoas de ferrugem, velhas, mas que assim mesmo estando enferrujadas
    cada um as brunes e as espelha.
    Fazer da vida uma sensação de estilo
    Nas frases, quando se colocam,
    Antigas ou novas, mas trazendo aquilo
    Que soa como um tímpano que toca... será poesia??

    (Tenho em casa algumas frases digitalizadas em folhas de papel fotográficos de alguns poetas...que julgo ensinamentos para a vida e intemporais..) Posso levar para expor??

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.