---» Efemérides


Comemora-se, hoje, 75 anos pela primeira publicação do livro " A Mensagem" de Fernando Pessoa, único livro de poemas publicado em vida do poeta.Procura este livro na BE do Agrupamento de Escolas de Idães.
Para conhecer melhor este GRANDE POETA consulta:
http://omj.no.sapo.pt/obra_de_Fernando_Pessoa.htm;
http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=2233





A 30 de Novembro de 1872 deu-se o primeiro jogo de fot-ball internacional







MÊS de NOVEMBRO:



1 de Novembro:


O terramoto de 1755, também conhecido por terramoto de Lisboa, ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa e atingido grande parte do litoral do Algarve. O sismo foi seguido de um Tsunami, - que se prevê que tenha atingido cerca de 20 metros de altura e múltiplos incendios, tendo feito, certamente, mais de 10 mil mortos. Foi até hoje um dos sismos mais mortiferos da História. Os geologos actuais consideram que o sismo de 1755 foi de magnitude 9 na escala de Richter.




O Terramoto de Lisboa de 1755 deu origem aos primeiros estudos e ao primeiro Plano de Urbanização da cidade de Lisboa conhecido como Baixa Pombalina.





2 de Novembro




Faz hoje noventa anos que nasceu o escritor Jorge de Sena, em Lisboa. Faleceu em Santa Bárbara, a 4 de Junho de 1978. É hoje considerado um dos grandes poetas de Língua portuguesa e uma das figuras centrais da cultura portuguesa do século XX.Alguns destaques ns obra de Jorge de Sena: Poesia: perseguição (1942), metamorfoses (1963), Peregrinho ad loca infecta (1969),Ficção: Os Grão- capitães (1976); Os sinais de fogo (1979), entre outros.
















10 de Novembro:


Hoje é dia 10 de Novembro de 2009. A Rua Sésamo faz hoje 40 anos. O primeiro episódio foi para o ar, na actual PBS, tendo-se tornado, rapidamente, o programa mais famoso do mundo. Este programa foi realizado por Joan Gaz Cooney.



















18 de Novembro:


O personagem Mickey nasceu a 18 de Novembro de 1928, e a sua reprodução vocal (dobragem) era desempenhada pelo próprio Walt Disney (entre 1928 e 1946). Evoluiu de um simples personagem de cartooning e tiras cómicas para um dos personagens mais conhecidos do mundo. Depois de Walt Disney, foi James G. MacDonald que assumiu a vocalização do Mickey e em 1977 Wayne Allwine, um aprendiz de James G. MacDonald que foi a voz do Mickey até a sua morte em 2009. Actualmente o Mickey é dobrado por Bret Iwan.
Inicialmente batizado de Mortimer, o personagem teve seu nome alterado para Mickey Mouse por sugestão de Lillian, esposa de Walt Disney, que considerava o primeiro nome formal demais para o personagem. Inicialmente, Mickey bebia e fumava, mas a popularidade que ganhou em pouco tempo foi tão grande que Walt Disney resolveu torná-lo politicamente correcto já em 1930.

Na banda desenhada, os seus melhores amigos são Pluto e Pateta e a sua namorada é Minnie. Em certas histórias, Mickey costumava andar com o Pato Donald.
Tipicamente, Mickey surge em calções
vermelhos e sapatos amarelos, uma homenagem que seu criador, Walt Disney, fez à Ordem DeMolay, da qual era membro. Em outras linhas de histórias, são abordados variadíssimos temas; numa delas, Mickey é um detective, e veste casaco e todo o traje costumeiro. Um dos temas mais conhecidos é o duelo constante com o inimigo Bafo-de-Onça e, noutro tema, também enfrenta o Mancha Negra.
-------------------------------------------------------------------------------------------------










MÊS de OUTUBRO:

1 de Outubro
- Dia Mundial da Música
- Dia da Água
- Dia do Idoso

9 de Outubro
- Dia Mundial dos Correios

16 de Outubro
- Dia Mundial da Alimentação
- Inaugurado o Parque das Nações (Expo)

26 de Outubro
- Dia das Bibliotecas Escolares em Portugal

MÊS DAS BIBLIOTECAS
Por decisão da IASL (International Association of School Librarianship) em Dezembro de 2007, desde o ano passado que se comemora em Outubro o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. O tema aglutinador deste ano é “School Libraries: The Big Picture”. As equipas das Bibliotecas Escolares devem usar todos os meios ao seu alcance para fazerem a divulgação da biblioteca: a internet (sítio, blogue, facebook, twitter, listas de difusão, recursos disponibilizados pela IASL, etc.), os média locais, o trabalho em parceria com outras instituições, o convite a personalidades, a utilização de espaços fora da biblioteca na escola ou fora da escola, etc..
A Rede de Bibliotecas Escolares decidiu, por sua vez, que a última segunda feira do mês de Outubro seria o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão. O dia 26 de Outubro será, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.

1 comentário:

  1. Apesar de ser já menina de faculdade.. não perdia um episódio da "Rua Sésamo".. Inesquecíveis personagens (Egas e Becas)uma rua onde o aprender brincando andavam de lado a lado.. hoje nada disso existe!Todo o programa/série defendia, e que continuará nas nossas memórias a defender, a igualdade entre as pessoas, independentemente da crença, raça ou credo, a democracia, a igualdade e fraternidade, a honestidade e que o bem-estar comum é algo bom.Qualquer criança da altura reconhece ainda hoje as personagens da Rua Sésamo..Poupas,Avó Chica, Monstro das Bolachas...hoje lamento que as nossas crianças cresçam a ver os "morangos com açucar" e outros "lixos" que passam nas nossas tv's...
    Que saudades do tempo em que os programas eram divertidos e educavam...

    Becas....eeeeeeeeeeeeehhhh..Peeeeeeiiiixeee..peixe,peixe,peixe...de ir ás lágrimas ..ihihihihi

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.