A Noite de Natal oferece-nos uma imagem renovada do maravilhoso cristão (e do ideal que o inspira), plena de significado social e individual. Várias das personagens infantis de Sophia apresentam-se-nos, é certo, como crianças sem dificuldades materiais. Mas, além da solidão e da orfandade afectiva que por vezes as caracteriza, e que são também atributos da protagonista de A Noite de Natal, surge neste conto a orfandade social de Manuel, como uma reencarnação de Cristo, que no final vem dar sentido aos valores da amizade, da partilha e da busca de uma união entre o humano e o sagrado.? (José António Gomes) Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.


Segundo volume da série O Rapaz-Soldado, esta é de novo uma aventura explosiva e cheia de acção, recheada de pormenores autênticos resultantes da experiência de Andy McNab nos SAS.
Um terrível ataque ao Parlamento britânico é notícia de primeira página em todos os jornais. O clima é de indignação e revolta, e apenas uma questão paira no ar: quem terá cometido tal barbaridade? Longe deste cenário, no Sul de Espanha, Danny, de 17 anos, e o seu avô Fergus Watts, um ex-especialista em explosivos dos SAS, continuam a viver escondidos dos implacáveis assassinos que os perseguem desde os dramáticos acontecimentos de O Rapaz-Soldado. Mas, à medida que os seus inimigos vão apertando o cerco, Danny e Fergus decidem a pôr fim ao pesadelo! De regresso ao Reino Unido, os nossos heróis procuram apenas uma coisa… a DESFORRA!

Entre a memória e a autobiografia, A Soma dos Dias começa quando a família de Isabel Allende se reúne para a triste cerimónia de espalhar as cinzas de Paula, protagonista de um dos mais famosos livros da autora…
Nas páginas deste livro, Isabel Allende narra com franqueza a história recente da sua vida e a da sua peculiar família na Califórnia, numa casa aberta, cheia de gente e de personagens literários, e protegida por um espírito: filhas perdidas, netos e livros que nascem, êxitos e sofrimento, uma viagem ao mundo dos vícios e outras a lugares remotos do mundo em busca de inspiração, juntamente com divórcios, encontros, amores, separações, crises matrimoniais e reconciliações. Também é uma história de amor entre um homem e uma mulher maduros, que ultrapassaram juntos muitos obstáculos sem perderem a paixão nem o humor, e de uma família moderna, desgarrada por conflitos e unida, apesar de tudo, pelo carinho e a decisão de continuar em frente. Esta é a família que descobrimos em Paula e que descende dos personagens de A Casa dos Espíritos.Uma obra emotiva e escrita no tom irónico e apaixonado que caracteriza a autora, na qual nos entrega a soma dos seus dias como mulher e como escritora.



2 comentários:

  1. " A noite de Natal" - Uma pequena obra prima sobre a amizade verdadeira.o sagrado e o divino chegam-nos através do conto "A Noite de Natal". Joana segue a estrela com os Reis Magos, vai à procura do seu amigo, um garoto "todo vestido de remendos". É assim que celebra o nascimento de Cristo. "No mundo, todos nós somos pessoas que vão atrás da estrela (...) E por isso a estrela não é uma fantasia - é o símbolo de uma realidade, da vida...

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião e apenas li algumas opáginas... este livro de Isabel Allende permite-nos ler as entrelinhas de todos os seus livros anteriores a 2007... pelo menos dos que li na íntegra " Paula" e " A casa dos espíritos".O amor pelo Chile e uma grande nostalgia são a origem deste livro. A presença contínua do passado, o sentimento de ver-se ausente da pátria, a melancolia por essa perda, a consciência de ter sido peregrina... Onde se nota claramente um realismo mágico como um fenómeno de renovação da ficção literária. Numa narrativa realista em que intervêm elementos mágicos, sem se procurar provocar o desconcerto do leitor, o realismo mágico surge aliado a uma preocupação de vários escritores contemporâneos, como Gabriel García Márquez, Isabel Allende também.Aqui em Portugal é possível encontrá-lo em autores da ficção de Lídia Jorge e João de Melo, autores que melhor exploraram o realismo mágico...
    A conclusão, ainda que precippitada de quem apenas leu pouco do livro só pode ser famosa pelas suas obras de encantar, Isabel Allende inspira pela sua simplicidade e humanismo.

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.