---» Notícias Literárias

Nova obra de José Rodrigues dos Santos dá a conhecer "faceta deconhecida" do Islão


A revelação da "faceta desconhecida do Islão" é a aposta do jornalista José Rodrigues dos Santos, autor de "Fúria Divina", livro lançado, no passado dia 24 e que propõe uma "viagem a um dos grandes temas do nosso tempo", o radicalismo islâmico.


"Fúria Divina" é a sétima obra do jornalista da RTP, que durante meses percorreu as palavras dos principais textos religiosos do Islão e até contou com a ajuda de um antigo operacional da rede Al-Qaeda.
"A minha principal motivação é usar uma narrativa ficcional de amor e espionagem para transportar o leitor numa viagem a um dos grandes temas do nosso tempo - o radicalismo islâmico", afirmou à Lusa José Rodrigues dos Santos.


Saiba mais sobre: o islão...






O novo romance de José Saramago chama-se "Caim" e tem como personagens principais aquela figura bíblica, Deus e a Humanidade "nas suas diferentes expressões", segundo a descrição de Pilar del Río no blogue do Nobel da Literatura

2 comentários:

  1. Os escritores já descobriram a fórmula mágica para vender livros... falar da religião, quebrar tabus.. e tentar desmuronar uma Instituição que dura e que ainda tem poderes!Sendo que Rodrigues dos Santos sabe como o fazer sem ferir susceptibilidades.
    Este é o novo romance de um autor que já habituou os seus muitos leitores ( eu me confesso fiel leitora e devoradora!) a aliar o prazer lúdico da leitura ao enriquecimento proporcionado pela relevância dos temas tratados e pela investigação rigorosa que os fundamenta. Depois de tratar a crise energética e os últimos avanços da ciência numa mistura extremamente hábil e subtil de ficção e realidade, José Rodrigues dos Santos traz-nos mais um tema escaldante da actualidade! J.R.dos Santos sabe como se documentar... vai às fontes... não se limita a especular e foi com Abdullah Yusuf que reuniu por diversas vezes com Osama Bin Laden no Afeganistão e foi autor de um atentado reivindicado pela Al-Qaeda. Contactado por José Rodrigues dos Santos durante o processo de pesquisa para a obra Fúria Divina, tornou-se consultor deste romance protagonizado por Tomás Noronha sobre o islão radical....isto demonstra que o jornalista não se limita a dizer o que pensa...ou julga como verdade. O que escreve está documentado nas mais diversas formas...Baseando-se em informações verídicas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra surpreendente como o mestre dos grandes temas contemporâneos. Mais do que um empolgante romance, Fúria Divina é um impressionante guia que nos orienta pelo labirinto do mundo e nos revela os tempos em que vivemos... é claro que não resisti logo na primeira edição!
    PARABÉNS JRS!
    E se a Al-Qaeda tem a bomba atómica...como ficamos???

    ResponderEliminar
  2. Saramago está senil, só pode! Desafiar a igreja é algo que nos toca a todos e nos enche de respulsa a uns, e enche de rigozijo a outros. Eu fico no primeiro grupo. Escrever asneiras como Saramago fez neste livro recém lançado chamado Caim, não teve graça! Para mim é uma obra senil. Ele escreve frases como: Deus não é de se fiar. Que diabo de Deus é esse que, para enaltecer Abel, despreza Caim? Entre outras citações como na criação de Adão e Eva ele escreve:
    o Senhor quis comprovar que o seu erro havia sido corrigido, e assim perguntou a Adão, Tu, como te chamas, e o homem respondeu, Sou Adão, teu primogênito, Senhor. Depois, o criador virou-se para a mulher, E tu, como te chamas tu, Sou Eva, Senhor, a primeira dama, respondeu ela desnecessariamente, uma vez que não havia outra. Deu-se o Senhor por satisfeito, despediu-se com um paternal Até logo, e foi à sua vida. Então, pela primeira vez, Adão disse para Eva, Vamos para a cama.
    Um livro cheio de disertações insensatas, frases enormes de perder o fôlego e ideias absurdas que nem por isto são literárias. Ele queria chamar atenção, chamou, mas novidade não é sinónimo de qualidade, nem quando se trata de alguém que obteve ( injustamente) um dia o Nobel de literatura.
    “A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana…. Sem a Bíblia, um livro que teve muita influência em nossa cultura e até em nossa maneira de ser, os seres humanos seriam provavelmente melhores” assim definiu a Bíblia. Isto para um Estalinista ateu..tem que se lhe diga..num país maioritariamente católico!Do que tenho lido aqui e ali.. vejo um o livro como “operação publicitária” o que não deixa de ser uma grande sacado do mercado editorial...por isso NÃO VOU LER e muito menos comprar!
    "Todos temos a obrigação de observar nossa sociedade, uma sociedade em que a violência é socialmente aceita", explicou o autor.

    "Criamos um Deus à nossa imagem e semelhança (...) e por isso ele é tão cruel, porque nós somos cruéis."
    Isto só lhe pode ser perdoado face à sua avançada idade e a perda de inteligência aliadas à senilidade que o homem já carrega! Não lhe reconheço mérito literário suficiente a uma pessoa que desconhece regras básicas da língua, regras de construção gramatical e um desconhecimento profundo da pontuação. Temos sim bons escritores merecedores de Nobel.. Lobo Antunes, V. Ferreira... mas como não escrevem para vender! Este já deve anos à cova! Tenho pena que não tivesse escrito sobre o Al Corão que a esta hora já tinha a cabeça a prémio!Respeito pelas crenças dos outros não lhe ficava mal.. mas o Pseudo-espanhol já não sabe os valores e a ética...é pena. Fez com que em vez do livro comprasse uma linda Bíblia cá para casa!Obrigado Saramago! E ele sabe que fez mal.. que depois desdobrou-se em explicações e esclarecimentos...porque seria???

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.