---» PRÉMIOS DE LITERATURA

Herta Müller
Prémio Nobel da Literatura de 2009

Herta Müller nasceu a 17 de Agosto de 1957 em Nitchidorf, uma região da Roménia onde se fala alemão. Poetisa, novelista e ensaísta, a sua obra está profundamente marcada pelas duras condições de vida na Roménia sob o regime comunista de Nicolae Ceausescu. Em 1987 Müller, que foi casada com o escritor Richard Wagner, muda-se para a Alemanha. Em Outubro de 2009 a Academia Sueca atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Literatura, tendo o júri destacado “a concentração da poesia e a franqueza da prosa, que descreve a paisagem dos despossuidos”. Este prémio distinguiu o conjunto das obras da escritora .

Bibliografia:
-El Hombre Es Un Gran Faisan en el Mundo (2007 SIRUELA)
-En Tierras Bajas (2007 SIRUELA)
-Nadirs (1999 University of Nebraska Press)
-Land of Green Plums (1999 Granta Books)
-La Bestia Del Corazón (1997 MONDADORI)
-La Piel Del Zorro (1996 PLAZA Y JANES)
-O Homem É um Grande Faisão sobre a Terra (1993 Cotovia)
-El Hombre Es Un Gran Faisan En El Mundo (1992 SIRUELA)
-The Passport (1989 PROFILE BOOKS)

1 comentário:

  1. Como não conhecia a escritora A 12º mulher a receber este prémio... espero que como disse o editor da romancista, Michael Krüger,em comunicado, que "com Herta Müller foi distinguida uma autora que cresceu entre a minoria alemã na Roménia, e 20 anos depois do fim do conflito leste-oeste persiste em lembrar as facetas desumanas do comunismo". A literatura de Herta Müller "é um impressionante exemplo de uma literatura europeia empenhada", disse o seu editor alemão.
    Espero vir a ter a oportunidade de a ler!E portugal mais uma vez prima por ter apenas dois livros traduzidos!Parabéns por ser mulher, parabéns porque as expectativas são as melhores vindas de alguém com a vida tão atribulada..

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.