REGRESSO ÀS AULAS

Regresso às aulas

O regresso às aulas está aí. Novos professores, velhos amigos, novas e velhas paixões... Para muitos significa também o início de uma nova fase, mudar de escola, de casa e até de cidade! Não é o caso dos nossos alunos…que não mudaram de casa nem de cidade. A escola funciona como uma extensão do lado familiar mais regrado mas simultaneamente acolhedor e de bem-estar. Toda a comunidade escolar está atenta ao aluno. Principalmente aos que chegam pela primeira vez!
Frases proibidas, regras a ter em conta, receios para contornar, sinais a interpretar. A entrada na escola pode ser uma experiência para mais tarde recordar. Mas se a adaptação tardar é preciso resolver a situação…Pais e professores têm de estar em permanente “vigilância” e adaptar-se aos alunos e às suas situações familiares e de aprendizagem
Lembra de como nos sentimos quando regressamos ao trabalho depois das férias? Nos primeiros dias custa a arrancar.
Passar dos dias preguiçosos do Verão para o espartilho de horários e actividades com hora marcada é igualmente complicado para as crianças que podem, para além do mais, sentir um nervoso miudinho por causa do regresso às aulas, do reencontro com os amigos Começar com o pé direito vai dar-lhes o impulso e a motivação de que precisam para se aplicarem ao máximo.
Para professores e Pais recomenda-se:
- É fundamental que tenha em sua casa, um espaço, um cantinho só para os estudos. Aí deve ter uma secretária e cadeira, uma estante para os livros, cadernos, lápis e canetas, material de pintura e um calendário para anotar datas de testes e trabalhos. (sem outros atractivos de distracção - telemóvel, televisão, Play-Station, televisão…)
- Cultivar uma atitude optimista. Lembre-lhe aquilo em que ele é bom para o encorajar nos pontos mais fracos.
- Recompense e elogie os esforços mais do que os resultados.
- Estabeleça objectivos. Ninguém estuda no nada.
- Ajude-o a conhecer-se. Quais são os seus pontos fracos, e porquê? Como é que pode melhorar?
- Ajude-o a perceber que tudo tem solução e nada é uma fatalidade, que ter nega a matemática não é uma coisa imutável como ter os olhos azuis ou castanhos, e que o esforço e o optimismo conseguem tudo.
- Encoraje-o a pedir ajuda quando precisar. Assim evitará que se dê conta das dificuldades quando já é demasiado tarde.
- Verifique se ele descansa, se tem tempo para brincar e para espairecer, se não tem actividades extra a mais, se anda feliz, se tem interesses na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.