Holocausto

 O termo Holocausto é reconhecido actualmente como o genocídio perpetrado a grupos politicamente indesejados pelo regime nazista de Adolf Hitler.
Por anos, durante a segunda guerra, foram exterminados não apenas judeus, mas também homossexuais, comunistas, sindicalistas, ciganos, eslavos, deficientes motores, deficientes mentais, testemunhas de Jeová, e outros.A importância do cinema na denúncia destes crimes deve ser reconhecida. Os eventos e os campos de concentração foram bem retratados em filmes e documentários. Sem estas imagens, é provável que os que negam a existência do holocausto, pudessem hoje ser levados a sério. Até por isso existe um claro lobby da indústria em premiar e reconhecer filmes sobre o tema, o que me parece justo.
 Alguns destes filmes encontram-se, na Biblioteca do Agrupamento:
                         

2 comentários:

  1. Será sempre uma memória futura,onde de seis milhões de vítimas, na sua imensa maioria judeus, mortas pela Alemanha de Hitler.Se a bomba atómica será sempre lembrada como exemplo da ciência a serviço da destruição, o Holocausto será lembrado como um aproveitamento por movimentos raciais, na Segunda Guerra Mundial.eutanásia e extermínio em massa dos indesejáveis, e legitimou seu ódio fanático pelos judeus envolvendo-o numa fachada médica e pseudo-científica.
    Não houve apenas extermínio em massa de judeus e outros grupos étnicos. Em julho de 1933, foi decretada lei de esterilização compulsória de diversas categorias de “defeituosos” e, com o início da Segunda Guerra Mundial, os alemães considerados mentalmente deficientes passaram a ser mortos em câmaras de gás. Médicos nazistas realizavam experimentos em prisioneiros nos campos de concentração, e, em Auschwitz, Mengele dedicou-se ao estudo de gêmeos para investigar a contribuição genética ao desenvolvimento de características normais e patológicas – de 1.500 pares de gêmeos submetidos a suas experiências, menos de 200 sobreviveram.
    Será fácil apagar isto da História da Humanidade?

    ResponderEliminar
  2. Particularmente gostei do filme e livro " O Rapaz do pijama às riscas" pela ingenuidade, simplicidade e inocência....que resulta no despontar da uma consciência sobre o mundo adulto que rodeia o rapaz. Os repetidos e secretos encontros com o amigo desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras...

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.