Ler nas férias...

Lendo, conhecemos histórias, personagens e personalidades. Entramos nas suas vidas e no significado de valores que defendem e divulgam. Com a leitura, crescemos, aprendemos e formamo-nos.
A leitura é um prazer e, simultaneamente, uma necessidade tão natural como a música. Ler é sonhar, com os sentidos bem despertos. Ler é viajar, em qualquer época e sem necessidade de passaporte. Ler é conhecer mundos, povos e culturas. Ler é viver emoções. Tudo isto num livro, que não precisa de ligação eléctrica ou bateria, nem de ser reiniciado, nem exige carregamento. Basta abri-lo, quando e sempre que se pretenda, para que se possa beneficiar das suas enormes vantagens.
Apresenta-se aqui um pequeno conjunto de obras, algumas delas dirigidas a um público mais jovem, a descobrir ainda os trilhos do seu percurso. E quando as férias começam o tempo começa a ser um bom argumento para ler tranquilamente em casa, na praia, na piscina…
“O Apelo da Selva”, de Jack London, uma história de encantar que, sendo por vezes brutal e salpicada de sangue, traz uma nota de grande ternura no relacionamento de lealdade e de fidelidade, entre homem e animal, no respeito pelos direitos e na aprendizagem da natureza.
“Mulherzinhas”, de Louisa May Alcoot, que sendo um romance sobre as quatro irmãs March, retrata o difícil período da passagem da meninice para a puberdade e o modo como, individualmente, com as diferenças de personalidade, com a ilusão e a alegria, mas também com esforço, com solidariedade e com determinação, se constrói o destino.
“Jane Eyre”, de Charlotte Bronté, um outro clássico juvenil a mostrar que, mesmo num cenário de uma Inglaterra de classes sociais rigidamente estabelecidas, o amor e a coragem, podem vencer a intolerância e preconceito.
“Dois Anos de Férias”, de Júlio Verne, uma aventura de um grupo de amigos que, forçados por um naufrágio a sobreviver numa ilha deserta, se revelam nas suas características mais profundas, nas virtudes e nos defeitos, nas aptidões e nos valores em que se formam.
Se não encontrares estes entre os teus amigos, procura nas bibliotecas da tua zona de residência…

1 comentário:

  1. De facto ler aumenta os nossos conhecimentos... Durante as férias tive a oportunidade de ler o "Guarda da Praia" e "Entre Irmãs" de Maria Teresa Gonzalez e amei.

    ResponderEliminar

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.