Dia Escolar da Não-Violência e da Paz



Sabias que no dia 30 de Janeiro se celebra o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz?

Pois, é verdade! Por uma iniciativa de um poeta pedagogo e pacifista espanhol chamado Llorenç Vidal, desde 1964, que este dia foi escolhido para chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores que é necessária uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz; que é importante para educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros.

A data de comemoração, 30 de Janeiro, não foi escolhida ao acaso. É o dia da morte de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.

Biografia de Gandhi:
Gandhi nasceu em 1869, na Índia ocidental. Advogado, mais conhecido como "Mahatma" (Grande alma), Gandhi lutou e incentivou a luta contra as leis injustas que se abatiam sobre os povos.
Resolveu, então, ajudar os 70 mil indianos que viviam na África do Sul em condições miseráveis, subjugados pelos ingleses. Acreditando no amor e na recíproca compreensão, Gandhi foi seguido por multidões, liderando uma luta silenciosa, sem descanso e sem desânimo. Apelou constantemente ao sentido de Justiça e de Honra, sempre contra a revolução violenta. Desta forma, Gandhi implementou sempre a “não-violência”, a que chamou
satyagraha, uma palavra indiana que significa “força da verdade e do amor”.
Várias vezes foi ameaçado, maltratado e preso pelos ingleses, e, mesmo assim, durante a guerra entre os ingleses e os boers, Gandhi organizou um corpo de mil indianos voluntários que foi pelas trincheiras recolher e curar os ingleses feridos.
Gandhi tornou-se muito popular e os indianos foram por ele sempre exortados a que se opusessem à mais cruel violência com um pacifismo e com uma moderação impensável. Com toda esta pressão sobre a África do Sul, em 1914, as leis injustas foram abolidas e foi reconhecida aos indianos a igualdade de direitos em relação aos outros cidadãos. Esta foi a grande primeira vitória de Gandhi.
Regressado à Índia, Gandhi depara também com grandes dificuldades no que diz respeito à libertação do seu país. Com uma mala de tela, um lençol branco a envolvê-lo, duas grossas sandálias e um bastão, Gandhi prega às multidões pela liberdade: É preciso habituarmo-nos e esforçarmo-nos constantemente por pagar o mal com o bem.
Vivendo em oração e pobreza, Gandhi chegou mesmo a fazer greve de fome até se obter igualdade total para todos os membros da população indiana. Para tentar salvar Gandhi, as diferentes castas libertaram-se de tradições e uniram-se. A mística força de Gandhi venceu
novamente. E venceu mais tarde quando foi dada a independência à Índia, em 1947.
Gandhi foi assassinado por um hindu enfurecido em 1948, numa reunião de oração. Considerado o pai da Índia, este homem de boa vontade lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz do mundo. A sua missão de paz, de liberdade e de amor foi realizada.

Ficam nos nossos corações alguns dos seus ensinamentos:

Peço-vos, purificai o coração...
Esquecei aquilo que os outros fazem...
Peço-vos...
Olhai para o vosso coração...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.