Lendo, conhecemos histórias, personagens e personalidades. Entramos nas suas vidas e no significado de valores que defendem e divulgam. Com a leitura, crescemos, aprendemos e formamo-nos.
A leitura é um prazer e, simultaneamente, uma necessidade tão natural como a música. Ler é sonhar, com os sentidos bem despertos. Ler é viajar, em qualquer época e sem necessidade de passaporte. Ler é conhecer mundos, povos e culturas. Ler é viver emoções. Tudo isto num livro, que não precisa de ligação eléctrica ou bateria, nem de ser reiniciado, nem exige carregamento. Basta abri-lo, quando e sempre que se pretenda, para que se possa beneficiar das suas enormes vantagens.
Apresenta-se aqui um pequeno conjunto de obras, algumas delas dirigidas a um público mais jovem, a descobrir ainda os trilhos do seu percurso. E quando as férias começam o tempo começa a ser um bom argumento para ler tranquilamente em casa, na praia, na piscina…
“O Apelo da Selva”, de Jack London, uma história de encantar que, sendo por vezes brutal e salpicada de sangue, traz uma nota de grande ternura no relacionamento de lealdade e de fidelidade, entre homem e animal, no respeito pelos direitos e na aprendizagem da natureza.
“Mulherzinhas”, de Louisa May Alcoot, que sendo um romance sobre as quatro irmãs March, retrata o difícil período da passagem da meninice para a puberdade e o modo como, individualmente, com as diferenças de personalidade, com a ilusão e a alegria, mas também com esforço, com solidariedade e com determinação, se constrói o destino.
“Jane Eyre”, de Charlotte Bronté, um outro clássico juvenil a mostrar que, mesmo num cenário de uma Inglaterra de classes sociais rigidamente estabelecidas, o amor e a coragem, podem vencer a intolerância e preconceito.
“Dois Anos de Férias”, de Júlio Verne, uma aventura de um grupo de amigos que, forçados por um naufrágio a sobreviver numa ilha deserta, se revelam nas suas características mais profundas, nas virtudes e nos defeitos, nas aptidões e nos valores em que se formam.
Se não encontrares estes entre os teus amigos, procura nas bibliotecas da tua zona de residência…
De facto ler aumenta os nossos conhecimentos... Durante as férias tive a oportunidade de ler o "Guarda da Praia" e "Entre Irmãs" de Maria Teresa Gonzalez e amei.
ResponderEliminar