O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, que trabalhava com seu pai num escritório de colecta de impostos, na cidade de Rouen em 1642, aos 18 anos, desenvolveu uma máquina de calcular, para auxiliar o seu trabalho de contabilidade, baseada em 2 conjuntos de discos: um para a introdução dos dados e outro que armazenava os resultados, interligados por meios de engrenagens. A máquina utilizava o sistema décimal para os seus cálculos de maneira que quando um disco ultrapassava o valor 9, retornava ao 0 e aumentava uma unidade no disco imediatamente superior.
A Pascalina, como ficou conhecida, foi a primeira calculadora mecânica do mundo. Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse sua máquina no comércio. A comercialização de suas calculadoras não foi satisfatória devido a seu funcionamento pouco confiável, apesar de Pascal ter construído cerca de 50 versões. As máquinas de calcular, descendentes da Pascalina, ainda hoje podem ser encontradas em uso por algumas lojas de departamentos.
Na minha opinião a máquina de calcular foi uma das mais importantes invenções porque facilita muito o trabalho das pessoas, poupa-nos muito tempo. Se nós pensarmos, a máquina de calcular é um bem indispensável no nosso dia-a-dia, seja na escola, estabelecimentos comerciais entre outros.