O dia 18 de Abril é consagrado ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Criado precisamente a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO, este dia tenta dar visibilidade aos monumentos e sítios (arqueológicos, bairros históricos, etc).
Mosteiro Bom Jesus de Barrosas
O conjunto formado pelo largo onde se insere o Santuário do Bom Jesus de Barrosas com a respectiva igreja e cruzeiro impõe-se na malha urbana pela volumetria e dimensão dos seus elementos, mas também pela diferença de cotas entre eles.
As origens do Santuário de vocação cristológica encontram-se na visão de um pastor, de seu nome Domingues França. Em consequência deste milagre, o pastor mandou construir em 1692, a despesas suas, uma pequena capela.
A muita devoção ao Bom Jesus de Barrosas pela população local foi motivo para que o templo primitivo se revelasse demasiado pequeno. No último quartel do século XVIII foi construída a actual igreja. Foi inaugurada em 1798. A igreja é envolta por um adro gradeado, apenas aberto em frente do portal principal, com escadaria de acesso.
Olhando atentamente para cada uma das torres, verificamos que cada uma apresenta um remate diferenciado: o da esquera em coruchéu e o da direita bolbosa e encimada por cruz. Estas são ligeiramente recuadas em relação ao pano central, marcado por pilastras laterais e pela abertura do portal envolvido por uma moldura que se prolonga até à janela de sacada do coro alto, envolvendo-o e elevando-se até à base do frontão triangular que o alçado termina. As fachadas laterais são ritmadas pela abertura de janelas ao nível de registo superior, ganhando maior expressão no interior da igreja, profusamente iluminada. A estes vãos, com sanefas de talha dourada, correspondem, quer na nave quer na capela-mor, diferentes capelas e púlpitos, todos eles também com sanefas de talha dourada. As abóbadas são pintadas.
A capela-mor é um pouco mais estreita do que a nave e a qual se articula através do arco de volta perfeita revestido pela talha apresenta parede fundeira totalmente ocupada pelo retábulo, dominado pela tribuna, muito alta. Esta campanha de talha remonta, também, à segunda metade de setecentos.
Cruzeiro do Bom Jesus de Barrosas
Implantado junto ao Santuário do Bom Jesus de Barrosas, o Cruzeiro constitui um sinal de fé, mas também era parte integrante das cerimónias religiosas que se realizavam no Santuário, nomeadamente as procissões que envolviam o Cruzeiro. Destaca-se a Romaria do Espírito Santo, realizada entre 24 e 27 de Maio. O Cruzeiro tem datação de 1724.
Sobre um conjunto de 4 degraus ergue-se o plinto de secção quadrada em cujos faces são exibidas carteladas. A coluna de juste estriado, apresenta o terço inferior com motivos de pontas de diamante e é rematada por um capitel coríntio. Sobre este, uma esfera com decoração vegetalista e a cruz exibe, numa das faces, a imagem de Cristo crucificado.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os autores deste blog não se responsabilizam pelos comentários feitos pelo mesmo.